RELEASE

Release

Robson Miguel é um dos principais nomes no mundo quando o assunto é violão. Conquistou o respeito do publico e da critica internacional especializada, que hoje o reconhece como o primeiro violonista brasileiro a se destacar no ranking mundial violonístico, sendo o único no mundo a dar entrevistas executando simultaneamente qualquer obra ou estilo no violão.

SUA ORIGEM
A história de Robson Miguel funde-se com a própria história do nosso Brasil, um cafuzo (mistura de negro com índio) nascido no antigo aldeamento dos Índios Aribiris - Guarani, na região de mangues de Vila Velha em Vitória - Espírito Santo. Seu pai, o maestro Alfredo Miguel, nasceu na aldeia indígena de Aracruz-ES, cidade que expediu ao Mestre Robson Miguel o título de "Cidadão Aracruzense" e "Embaixador Cultural Internacional". A mistura de negros de Angola, índio-guarani e espanhóis, lhe fez herdar o sobrenome "Miguel"- um DNA originário da Espanha, a terra do violão.

Em busca de uma vida melhor, seus pais transferiram-se para São Paulo, iniciando aos 9 anos os estudos de violão popular na cidade de Ribeirão Preto-SP e aos 12 anos ingressando no Conservatório em São Caetano do Sul-SP, formando-se em violão clássico e mais tarde como técnico em eletrônica.

Com um dom de Deus intransferível, Robson Miguel desenvolveu sua carreira artística, conquistando muitos prêmios nacionais e internacionais, troféus, comendas e foi o único brasileiro a conquistar o maior título internacional pelo Circulo Violonístico Europeu de Madrid – Espanha, a terra onde nasceu o violão. O convite partiu do Governo Espanhol em 1991, que reuniu os 67 melhores violonistas do mundo no Castelo de Córdoba - Espanha, em comemoração aos 500 anos de descobrimento da América. Robson Miguel, como contratado da TV Espanhola, foi o escolhido para representar o Brasil destacando-se como o mais completo violonista da atualidade. Viveu 4 anos na Espanha (gravando 4 CDs e 3 DVDs) e Alemanha (gravando 2 CDs) e construiu uma carreira brilhante como divulgador da música popular brasileira e universal, com técnicas inovadoras conquistando milhares de fãs pela Europa, Brasil e mundo.

Ele ocupa hoje o "1º LUGAR NO RANKING MUNDIAL DE VIOLONISTAS", reconhecimento outorgado pelo Círculo Violonístico Europeu de Madrid - Espanha, confirmado em 2009 pelo Prêmio Quality Internacional do MERCOSUL e pela Câmara Brasileira de Cultura, títulos expedidos ao completar os 157 anos de “História do Violão Clássico no Mundo”.

DA CRÍTICA NACIONAL E INTERNACIONAL
A crítica européia surpreendeu-se ao ver suas apresentações e declara que o conhecimento, a criatividade e naturalidade com que Robson Miguel toca é sem dúvida obra de genialidade musical, pois ele é considerado o único músico capaz de executar qualquer obra narrando histórias ou cantando uma outra música simultaneamente.

Robson Miguel reúne em sua carreira inúmeras ações pautadas no pioneirismo, na inovação e criação de arranjos próprios em estilo clássico escritos para Orquestra Sinfônica e Violão, no Jazz escrito para Big-Band e de suas raízes afro, transformando o violão em uma verdadeira escola de samba, imitando simultaneamente o cavaco, o bumbo, a caixa, o berimbau e a cuíca ao interpretar "Aquarela do Brasil". No estilo Pop, ao tocar o "Hino da Vitória" de Ayrton Senna ,imita o som do carro; no "O Trenzinho Caipira" de Villa Lobos, imita apenas com violão o som de um trem Maria Fumaça.

Seus arranjos estendem-se a suas raízes culturais indígenas ,sendo o primeiro a fazer a versão ,tradução e gravação do “Hino Nacional Brasileiro” na língua nativa “Guarani”. Conhecido e respeitado entre a nação indígena Guarany e brasileira pelo nome de Tukumbó Dyeguaká, que quer dizer "Benção de Deus", Robson Miguel em 1999 na Aldeia de Itaóca (Mongaguá-SP) foi eleito o primeiro Cacique-Cafuzo do Brasil.

O RETORNO AO BRASIL E A CONSTRUÇÃO DO SEU CASTELO
Após visitar 78 Castelos e descobrir que o violão nasceu tocando para Reis e Rainhas dentro de Castelos na Espanha, retornou ao Brasil e em 5 anos terminou a inusitada construção do seu castelo. "O Castelo de Robson Miguel" é o único no mundo especialmente criado em homenagem ao violão, com 2.056 m² de área construída na cidade turística de Ribeirão Pires-SP.

SUAS OBRAS
Fundador, Maestro e Arranjador das Orquestras Sinfônicas de Santo André e Madrid (Espanha), possui 136 obras, vários livros didáticos, com destaque para "The Jazz in Your Hands" ("O Jazz Em Suas Mãos") editado em inglês e Espanhol pela Real Musical de Madrid, 27 CDs e 22 videos aulas-show e 13 DVDs que estão na galeria dos mais vendidos não só no Brasil, mas em mais de 100 países.